I N S C R I Ç Õ E S
A B E R T A S !

Foi publicado nesta quinta-feira, 27 de junho, no Diário Oficial de São Paulo (Poder Executivo - Seção I) o tão aguardado edital do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

O documento traz 1.200 vagas, distribuídas igualmente entre os empregos públicos de agente estadual de trânsito e oficial estadual de trânsito, ambos com jornada de 40 horas semanais, em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Só é possível concorrer a uma região para cada emprego público.

A isenção do valor pode ser pleiteada pelos concursandos que comprovem ser doadores de sangue, tendo doado sangue no mínimo por três vezes no período de um ano. Já a redução de 50% na taxa de inscrição poderá ser concedida a quem estiver regularmente matriculado no ensino médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) e remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estiver desempregado.

Requisitos - Para se candidatar às vagas de agente e contar com remuneração mensal de R$ 4.500 é preciso ter nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B.

Já para o posto de oficial é requerido o nível médio ou curso técnico equivalente, e o salário corresponde a R$ 1.800.

O Detran-SP também exige que os candidatos tenham disponibilidade para viajar dentro ou fora do Estado de São Paulo, além de se permitirem trabalhar em regime plantão quando for necessário, ou seja, fora do horário de expediente, aos finais de semana e/ou nos feriados, em atividades externas ou internas.

Avaliação e contrato - Para as duas carreiras envolvidas no concurso haverá a aplicação de prova objetiva e a análise de títulos.

O teste para agente estadual de transito será realizado em 29 de setembro, à tarde, e constará de perguntas sobre língua portuguesa, matemática, direito administrativo, legislação, informática, legislação de trânsito e gestão pública; o tempo máximo será de 4h.

Já o exame de múltipla escolha para o cargo de oficial estadual de trânsito está marcado para 6 de outubro, também à tarde, com questões de português, matemática, legislação, informática e legislação de trânsito, a serem respondidas em até 3h30.

As avaliações serão aplicadas nas regiões-base de lotação. São elas: São Paulo (capital e área metropolitana), Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Os contratados assumirão as colocações no órgão central, nas superintendências regionais ou nas unidades de atendimento ao público. Cinco por cento do total de ofertas são reservados a pessoas com necessidades especiais.

Conheça as atribuições de cada profissional:

Oficial estadual de trânsito - Desempenha atividades de apoio à gestão e à execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do Detran-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito.

Agente estadual de trânsito - Realiza atividades técnicas, de gestão e de execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do Detran-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito

SERVIÇO AUTORIZAÇÃO

 Como benefícios, o Detran oferece:

*   13º salário

*   Acréscimo de 1/3 de férias

*   Ajuda de custo,

*   Diárias e gratificações

*  Pro labore para servidores que passarem a exercer cargos de chefia.